+244 926 585 638

Angola - Luanda / Morro Bento

Mose Place A Escolha Para O Sucesso

01/11/2016

Campeões esquecidos: Primeiro campeão alemão está na quarta divisão

A Bundesliga que conhecemos existe desde a temporada 1963/1964, na qual o Köln levantou a taça e guardou seu lugar na História como o primeiro campeão da “liga federal” – tradução de “Bundesliga” em nosso idioma. Contudo, a primeira divisão alemã existe há muito mais tempo do que pensamos. O campeonato nacional de futebol da Alemanha foi criado em 1903, três anos depois da fundação da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão). O campeão foi o VfB Leipzig, atual Lokomotive Leipzig.
Hoje, o Bundesliga Brasil dá o pontapé inicial na série Campeões esquecidos, que abordará antigos campeões nacionais que atualmente convivem com o ostracismo. O primeiro time abordado é justamente o primeiro escrete o qual gritou “É campeão!” na Alemanha.
O primeiro Campeonato Alemão foi realizado aos trancos e barrancos
Com 150 clubes filiados em 30 federações locais, a entidade teve a ideia de reunir todos os campeões regionais em uma única competição, a Deutsche Fußballmeisterschaft. Contudo, apenas cinco times se dispuseram a participar do primeiro campeonato alemão.

A federação, então, permitiu que times fundados por colônias alemãs no exterior integrassem o certame. Eis que o DFC Praga, equipe formada por judeus alemães em Praga (capital da República Tcheca, à época pertencente ao Império Austro-Húngaro) e campeão do torneio entre clubes alemães de Praga (sim, era esse o nome do campeonato), entrou no campeonato e fez companhia a BTuFC Britannia 1892 Berlin (atual Berliner SV 92; campeão da Federação de Berlim), VfB Leipzig (campeão da Federação Central da Alemanha), Magdeburger FC Viktoria 96 (campeão da Federação de Magdeburg), Altonaer FC 93 (conhecido como Altona 93; campeão da Federação Hamburgo-Altona) e Karlsruher FV (campeão da Federação do Sul da Alemanha).

Primeiros jogos
Agendado para acontecer entre os dias 3 e 31 de maio, o Campeonato Alemão de 1903 começou com a impiedosa goleada de 8 a 1 do Altona 93 sobre o Viktoria Magdeburg. Miklos Bradanovic, do Altona, anotou o primeiro gol da história do certame – naquele dia, marcou dois.

No dia 10, o Leipzig não tomou conhecimento do Britannia e fez 3 a 1 em plena Berlim. Bruno Stanischewiski balançou as redes duas vezes, Heinrich Riso anotou o 3 a 0, e Richard Müller assinou o gol de honra dos donos da casa.
Na mesma data, estava marcado para acontecer em Munique a partida entre DFC Praga e Karlsruher FV. O DFC, no entanto, mostrou-se contrário à realização desse jogo e reivindicou que o embate fosse transferido para Praga, pois renderia maior renda ao clube. O KFV, por sua vez, manifestou seu repúdio à hipótese da partida ser realizada no Império Austro-Húngaro, alegando que se o campeonato era alemão, deveria ser realizado na Alemanha. Devido a essa grande confusão e ao curto tempo para replanejar o campeonato, a federação alemã decidiu transferir o confronto para a fase semifinal.
Escândalo
Mal sabiam os cartolas, os jogadores e os torcedores que o primeiro escândalo do futebol alemão estava por vir. Dessa vez agendado para acontecer em Leipzig no dia 17 de maio, o confronto acabou cancelado novamente. O Karlsruher FV recebera um telegrama que o informava da sua exclusão do campeonato. O clube, então, notificou que não participaria mais da competição. Mais tarde, a imprensa local noticiou que a DFB não havia mandado telegrama algum ao KFV.

Ainda assim, a presença do DFC Praga na grande decisão foi mantida. Afinal, o presidente do DFC era o Professor Doutor Ferdinand Hueppe, que também era presidente da federação alemã…
O desagradável episódio ficou conhecido como “Caso Telegrama”.
Leipzig passeou
Enquanto o escândalo rolava, o VfB Leipzig goleava o Altona 93. Destaque na vitória sobre o Britannia Berlin, Bruno Stanischewiski voltou a ser fundamental para os Azuis, novamente com dois gols. A estrela de Heinrich Riso foi outra a brilhar com a mesma quantidade de gols do jogo anterior: ele também balançou as redes duas vezes. Edgar Blüher também deu o ar da graça e anotou dois tentos. O placar mostrava uma impiedosa contagem de 6 a 0.

Os visitantes chegaram a se recuperar do apagão. Walter, Herder e Miklos Bradanovic diminuíram a distância para os adversários. Mas a reação foi tardia. O VfB Leipzig conquistou o direito de disputar a final dentro de campo, como tem de ser.
O tapetão foi surrado na decisão
O calendário marcava dia 31 de maio de 1903. A Exerzierwiese Altona era o palco. VfB Leipzig e DFC Praga disputavam a Taça Viktoria, nome dado ao antigo troféu do Campeonato Alemão. O árbitro era Franz Behr.
Mas faltava uma coisa: a bola! Não se via no estádio uma pelota em boas condições de ser utilizada em uma partida. A angústia durou uma hora e meia e só terminou quando o Altona 93, o anfitrião da praça, forneceu uma bolapara o jogo.
Após o finalmente, o Praga saiu na frente. Meyer abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Nove minutos mais tarde, Walter Friedrich apareceu para deixar tudo igual. Adalbert Friedrich virou para o Leipzig aos quatro minutos da etapa final. Heinrich Riso fez 3 a 1 aos nove minutos. Meyer reapareceu no jogo e diminuiu a vantagem do VfB para 3 a 2 aos 20.

O equilíbrio parou por aí. Bruno Stanischewiski e Henrich Riso I compartilharam dois gols – anotados aos 24, 26, 40 e 44 minutos. Diante de um estádio lotado por duas mil pessoas, o VfB Leipzig venceu por 7 a 2 e se sagrou o primeiro campeão alemão da história. Tudo conquistado dentro de campo.

Nenhum comentário:
Write comentários

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Oferecemos soluções para o seu negócio ganhar visibilidade e crescer. Siga-nos no twitter Clicando Aqui
Receba Aulas,livros, novidades e todas actualizações recentes