Falar sobre si mesmo no trabalho é importante — e muitas vezes indispensável — para o sucesso. Afinal, não dá para construir vínculos e alimentar o seu networking de você não se abre minimamente para colegas, clientes, chefes e subordinados.
Por outro lado, ignorar as fronteiras entre vida pessoal e profissional pode trazer sérios riscos para a sua reputação.
“Revelar as coisas erradas pode ter um efeito devastador sobre a sua
carreira”, diz o psicólogo norte-americano Travis Bradberry em artigo
no LinkedIn. “Você precisa ter um limite e tomar cuidado para não
atravessá-lo, porque, uma vez feito isso, não tem como voltar atrás”.
O segredo para se expor de forma segura e equilibrada é a inteligência emocional. Quem tem essa competência é capaz de ler as dinâmicas mais sutis de cada ambiente e analisar o comportamento alheio.
Essas habilidades são fundamentais para determinar o que pode ser compartilhado socialmente e o que é melhor guardar para si.
Via de regra, diz Bradberry, estas são 7 informações que ninguém deveria revelar sobre si mesmo no trabalho:
1. Suas crenças políticas
Diante da polarização ideológica instalada no Brasil e no mundo, as
opiniões políticas formam uma parte quase indissociável da identidade de
cada um. “Discordar com as visões de alguém no trabalho pode
rapidamente prejudicar a imagem positiva que aquela pessoa tinha de
você”, escreve o psicólogo no LinkedIn. “Confrontar os valores de alguém é uma das coisas mais ofensivas que você pode fazer”, diz ele.
É mais estratégico escutar o que os seus colegas e chefes têm a dizer,
da forma mais neutra e respeitosa possível. Hoje os ânimos andam tão
aflorados que até um olhar de reprovação pode desencadear um conflito.
Para Bradberry, contestar a opinião política de uma pessoa tem mais
chances de irritá-la do que de fazer com que ela repense suas ideias.
2. Quem você acha incompetente na equipe
Em qualquer ambiente de trabalho, é comum haver uma figura que todos
identificam como a menos comprometida ou eficiente do grupo. Mas esse
consenso silencioso não dá aval para a maledicência. Segundo Bradberry,
revelar a sua opinião sobre a incompetência de um colega pode parecer
uma tentativa insegura de valorizar o seu próprio desempenho.
Se você não tem o poder de demitir aquela pessoa, ou fazer com que ela
melhore a sua entrega, é melhor se calar. O hábito de falar mal dos
outros no trabalho sempre se vira contra o agressor: se você não
controla o seu próprio veneno, mais cedo ou mais tarde se tornará o alvo
da vez.
3. Seu salário
Nem todas as empresas têm uma política estruturada de remuneração, e
eventuais incongruências podem gerar um forte sentimento de injustiça.
Assim, por mais que seja tentador revelar os números do seu holerite, é
melhor se calar a respeito disso. Até boas notícias como aumentos
salariais merecem discrição.
A partir do momento em que você e seu colega souberem quanto cada um
ganha, vocês nunca mais se verão da mesma forma. “Uma vez revelada essa
informação, tudo que você fizer no trabalho será visto como algo
inadequado para a sua faixa salarial”, escreve Bradberry.
4. O fato de que você odeia o seu emprego
Pessoas negativas ou queixosas são muito mal vistas em qualquer ambiente
de trabalho. Por isso, por mais que você realmente esteja sofrendo no
seu emprego atual, é melhor pensar duas vezes antes de abrir o seu
coração para os demais.
De acordo com Bradberry, os chefes são rápidos em perceber quem são as
pessoas que estão deprimindo o ânimo da equipe com as suas reclamações.
Se você não quer ser substituído por alguém mais “bem-humorado”, é
melhor conter as suas queixas e discretamente buscar emprego em outro
lugar.
5. Sua vida sexual
Segundo Bradberry, compartilhar com colegas o que você faz entre quatro
paredes é sempre uma má ideia. “Comentários do tipo podem provocar
algumas risadas, mas muita gente vai se sentir desconfortável ou até
ofendida”, escreve o psicólogo. “Cruzar essa linha vai ferir
instantaneamente a sua reputação”.
O mesmo vale para o que você imagina sobre a vida sexual alheia. De
acordo com o especialista em inteligência emocional, quem faz perguntas
ou comentários sobre a intimidade dos outros no trabalho pode ser visto
como alguém invasivo, pouco confiável ou até assustador.
6. Histórias malucas sobre a sua juventude
Tem uma história muito engraçada sobre uma festa em que bebeu até cair
aos 19 anos? Adora falar sobre o seu hábito de roubar pequenos objetos
quando era mais novo? Muitos anos podem ter transcorrido desde então,
mas nem por isso as pessoas vão necessariamente acreditar que você
amadureceu. O seu passado diz muito sobre você, diz Bradberry.
Basta ver os políticos: muitos já foram e continuam sendo eleitos apesar
de histórias pouco abonadoras sobre o seu passado — mas só depois de um
árduo trabalho de convencimento feito pela sua equipe relações
públicas. Como você não conta com essa "infraestrutura" de apoio, é
melhor guardar as suas anedotas para si mesmo.
7. Seus planos de mudar de emprego
Bradberry conta que, quando era criança, cometeu o equívoco de contar ao
seu treinador de beisebol que ia abandonar o time dentro de duas
semanas. Durante todo aquele período, ele foi rotulado como "o menino
que não quer estar aqui" e amargou o banco de reservas enquanto os
demais jogavam e se divertiam.
O mesmo vale para a vida profissional, conclui ele. “Ao revelar que
pretende ir embora, você de repente se transforma numa perda de tempo
para todo mundo”, escreve o psicólogo. “Também existe a possibilidade de
que a sua busca por um novo emprego não dê certo, então é melhor
esperar algo mais concreto antes de espalhar para todo mundo”.
04/10/2016
7 coisas que é melhor não revelar sobre si mesmo no trabalho
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