Um dos componentes que evolui a cada geração de smartphones é a câmera, e as fabricantes estão em uma corrida constante para oferecer a melhor opção do mercado. Afinal, cameraphones competem entre si para conquistar o maior número possível de amantes da fotografia.
Para isso, as fabricantes buscam cada vez mais tornar suas lentes equiparáveis às DSLR, oferecendo recursos para agradar os mais exigentes fotógrafos. Talvez ainda falte um bom caminho para que smartphones possam substituir as câmeras profissionais, mas não há dúvidas de que este é o caminho traçado pelas gigantes de tecnologia.
Este tem sido um longo caminho, e as câmeras evoluíram em muitos aspectos, desde os primeiros smartphones do mercado. Em linhas gerais, você vai conferir abaixo como foi a evolução de algumas das tecnologias cruciais para que as câmeras de dispositivos móveis chegassem à qualidade encontrada em modelos como o Pixel 2, Galaxy S9 e iPhone X.
Megapixels
Como uma das principais especificações de uma câmera, o número de megapixels das imagens geradas aumentou drasticamente desde o lançamento do primeiro iPhone de 2007. Ele contava com uma câmera traseira de 2 megapixels, capaz de capturar imagens de 1600 x 1200.
Para fins de comparação, o Galaxy S9 e o iPhone X contam com câmeras de 12 megapixels, e há modelos que oferecem números ainda maiores. A Sony, por exemplo, revelou há algum tempo um sensor que ultrapassa os 22 megapixel, e os chineses vão além arriscando resoluções um tanto exageradas, como 84 megapixel.
Antigamente, os megapixels eram o parâmetro pelo qual esses componentes nos smartphones eram medidos. Quanto mais, melhor. Mas isso não é necessariamente verdade agora, justamente porque há uma série de outras tecnologias que também evoluíram o suficiente para melhorar ainda mais as imagens de um sensor com 12 MP.
Nenhum comentário:
Write comentários