Fonte: SaiaDoLugar
Alguém que se aventure na estrada dos negócios precisa aprender o grande valor da liderança.
Este artigo é pra você que atua no mercado ou deseja atuar solitariamente, saiba que é possível empreender perfeitamente e em equipe.
Neste post você receberá importantes lições para ser um empreendedor líder e alcançar resultados satisfatórios em seu empreendimento.
Ao final será disponibilizado uma série de dicas que lhe serviram de guia pelo caminho da liderança no empreendedorismo.
Lição 01: O que diz Guy Kawasaki
Guy Kawasaki, fala no seu livro “The Art of the Start” que inovadores isolados é um mito da história, sempre homens como Thomas Edson e Steve Jobs foram amparados e suportados por equipes.
Por mais profissional e experiente que você seja procure um “soulmates” usando uma expressão do sr. Guy, que quer dizer, a sua outra metade nos negócios.
Para crescer é preciso parcerias, networking, aliar-se com alguém que contribua para o desenvolvimento do seu empreendimento e aqui surge a necessidade da liderança.
Lição 02: Para alcançar resultados você sofrerá em silêncio
De todas as atividades que uma pessoa de negócios precisa desenvolver sem dúvida a formação de uma equipe é mais desafiadora.
É preciso lidar com questões tais como: delegar funções, cobrar resultados, motivar, apoiar os colaboradores em suas atividades e entregar recompensas e em alguns casos demitir.
A liderança sofre em silêncio e toma suas decisões com o único objetivo, alcançar os resultados.
Lição 03: Tenha pessoas competentes em sua equipe
Nos últimos anos as escolas de administração tem adotado um discurso mais paternalista com os colaboradores dando a entender que os mesmos precisam ter uma vida social confortável para aí então produzirem melhor.
Não se pretende contrariar os livros, mas o empreendedor é aquele que se privou de pegar as maças do único pé disponível que é o mercado, para se dedicar na construção de um instrumento que lhe proporcionará colher muito mais maças amanhã.
Portanto ele tem seu capital, seu tempo e sua energia empregada ali, arriscando tudo em nome do resultado e precisa está cercado de pessoas também igualmente competentes.
Lição 04: Retenha talentos como Mr. Selfridge
O drama da vida de Harry Gordon Selfridge em Londres muito bem retratado no seriado Mr Selfridge é a realidade em menor ou maior grau daquele homem ou mulher que adentra o universo empresarial.
Ao encontrar Agnes Towler uma colaboradora com grande potencial Selfridge se interessa pelo bem estar da mesma, deixando claro que contava com as habilidades dela para o sucesso do seu empreendimento.
É preciso ter desenvoltura na capitação de recursos financeiros, humanos, material e principalmente reter talentos, pois o empreendedor não faz tudo sozinho.
Lição 05: Não fuja dos conflitos
Ao observar as literaturas das escolas de negócios nota-se por meio das pesquisas que os conflitos são resultados de choques de personalidades.
Então você que está disposto a se tornar um empreendedor de vez precisa aceitar que conflitos serão uma constante na caminhada.
Embora seja sabido que nem todos os conflitos são negativos, no mundo moderno acriatividade e inovação são o combustível para o crescimento de uma organização, e às vezes o ambiente de conflitos funcionais traz a tona novas ideias e oxigena seu escritório, fábrica e incubadora com outras possibilidades.
Lição 06: Motive
A motivação é você dar um ânimo a pessoa, o motivar contem os estragos que porventura possa acontecer na trajetória da busca pelo resultado.
Nem sempre a motivação está no dinheiro, mas na expectativa que amanhã será melhor do que hoje ou a esperança do pódio como no futebol.
Lição 07: Aprenda a administrar conflitos e motivações
Todos precisam de motivação, veja o técnico de futebol, quantos conflitos é preciso administrar dentro de um vestiário, aqueles jogadores recebem altos salários, são xingados pela torcida muitas vezes, são controlados por regras que muitas vezes são subjetivas ao juiz e principalmente, são pressionados para alcançar o alvo, o gol.
Na qualidade de técnico de futebol o indivíduo se vê preso numa série de dilemas, pois a sua responsabilidade é oferecer o resultado positivo, vitória.
Mas por mais pressionados que estejam não há pressão maior do que sobre o gerente de futebol que precisa ter uma boa estratégia e trabalhar em cima de um planejamento consistente para entregar o título ao clube.
A medida que sobe a hierarquia a quantidade de variáveis que podem conduzir ao erro aumentam e claro os conflitos multiplicam, por isso a motivação precisa ser maior do que os conflitos.
Lição 08: O líder precisa estar motivado
A qualidade de sua liderança é resultado da sua motivação, se o que você faz hoje é simplesmente pelo dinheiro ou por necessidade me desculpe, mas você não está motivado.
Liderar e motivar são palavras que se equivalem no sentido funcional.
Motivar é se colocar numa posição de liderança e oferecer algo a equipe pelo o que lutar.
Lição 09: Um toque pessoal
Muitas vezes pela manhã eu colocava músicas, assistia vídeos e lia frases que me traziam ânimo para encarar os desafios do dia.
Tinha que às vezes me encontrar com um cliente, um fornecedor ou com algum colaborador e não poderia fazê-lo sem motivação, pois certamente os resultados seriam desastrosos.
Ser empreendedor é ter um equilíbrio na mente não basta ser bom naquilo que faz é preciso ser visionário, no sentido Dolabela e Dornelas de dizer, e principalmente ser resiliente diante de tamanha pressão.
Lição 10: Planejar e liderar funcionam juntos
No livro “The Art of the Start” o autor não se detém muito na questão da liderança ele se preocupa mais em estabelecer um processo empreendedor eficaz, mas neste texto fica claro que o empreendedor precisa ser líder.
E nesse quesito ainda muito se pode aprender com biografias, palestras e compartilhando experiências com outros empreendedores e profissionais.
Lição 11: A cultura da empresa é reflexo do líder
O relacionamento numa organização é resultado de um clima organizacional e o clima reflete a cultura daquela empresa e a cultura começa com o empreendedor.
Se o empreendedor trabalha com valores de liderança como delegar, confiar, transparência e dedicação é fato que todos vão trabalhar nesta linha. E aquele que não se adaptar a este ritmo ficará para trás.
Lição 12: Da teoria para a prática
Didaticamente podemos entender o conceito de ser um empreendedor líder, mas na prática quando você entra num escritório, numa oficina de startups ou numa loja a realidade é bem diferente.
O empreendedor precisa romper com o aparente, ele vê além das pessoas e produtos, ele enxerga a dinâmica do mercado em seu sentido vivo.
Ele não contempla compradores ou usuários ele visualiza soluções sendo trafegadas de um lado a outro. Procure ser prático em suas ações e decisões, lembre-se, você busca resultados.
Dicas para ser um bom empreendedor líder
E finalmente, segue abaixo algumas dicas para compreender melhor a relação entre empreendedorismo e liderança.
Não são chavões, mas são princípios de liderança e empreendedorismo que podem contribuir significativamente para a sua carreira:
- Faça o colaborador se sentir parte da meta emocionalmente e no bolso também;
- Não crie metas inalcançáveis;
- Não seja ganancioso, mas tenha ambição;
- Crie uma atmosfera positiva, mas não paternalista;
- Seja acessível;
- Mostre ao colaborador sutilmente que você o está vendo;
- Seja claro ao colaborador sobre o que você quer dele;
- Seja paciente com o sócio, mostrando onde a opinião dele está falhando, se de fato estiver;
- Não tenha vergonha ou medo de rever uma estratégia;
- Mostre como fazer uma operação fazendo;
- Seja o primeiro a chegar e o último a sair;
- Seja humilde;
- Resolva o problema;
- Não tenha partido;
- Seja exemplo;
- Não perturbe, dê feedbacks;
- Não maltrate, seja direto e claro;
- Não xingue, não dê apelidos, grave nomes;
- Saiba falar não;
- Convença, não ameace;
Finalmente, o mundo dos negócios é movimentar e combinar recursos com o objetivo de auferir ganhos e lucros, nunca esqueça que de todos os recursos o principal é as pessoas por meio do qual você alcança seus resultados.
Empreender não está desconectado do ato de liderar, mas ambos estão entrelaçados.
Texto produzido por Daniel Júnior (Co-criador da plataforma de divulgação gratuitawbs3.com)
Nenhum comentário:
Write comentários