Neste artigo, você conhecerá alguns pontos negativos de estar sempre
certo para o seu negócio. Acompanhe o texto a seguir e saiba quais são
eles.
Em qualquer empresa, independentemente do tamanho, há sempre
divergências de opiniões. Ideias diferentes, pontos de vista
contraditórios, conceitos que se opõem.
É normal que isso aconteça. Se isso ocorre em casa, com pessoas que amamos e compreendemos, imagine no ambiente de trabalho, onde regularmente há pressão e problemas surgem.
Porém, tem quem não pense na resolução do problema, mas sim em provar que está sempre certo. Pense um pouco: vale a pena focar os esforços para encontrar soluções ou perder tempo tentando mostrar de qual lado está a razão?
Esse perfil de empreendedor é mais comum do que se possa imaginar. E até mesmo você pode ser um deles. Se parar para refletir um pouco, é possível que se recorde de algum momento em que você valorizou mais a sua posição do que em ser realmente útil.
Neste artigo, você conhecerá alguns pontos negativos que esse perfil pode trazer para os negócios. Acompanhe o texto a seguir e saiba quais são eles.
Mostrar que você está certo (mesmo que, de fato, esteja com a razão), não funcionará como catalisador para a produtividade dos demais membros.
Pelo contrário, a tendência é que eles se sintam desmotivados e reprimidos quando pensarem em novas ideias. E isso representa uma perda de inteligência de mercado, o que pode ser crucial para o sucesso do negócio.
Erros acontecem. Erros ficam para trás. E, em vez de observar pelo lado negativo, tente extrair boas experiências do que aconteceu. O conhecimento empírico certamente é muito valioso para evitar problemas futuros. Ou seja, de um certo ponto de vista, você ganhou algo.
Elaborar uma saída para a situação certamente prevenirá falhas futuras. E, assim, todos os envolvidos podem manter uma rotina mais tranquila e fluida.
Quais são os seus? Você se esforça para ajudar os outros? Pratica a empatia, colocando-se no lugar do outro colaborador?
Uma coisa é certa: valores são epidêmicos. Para o bem ou para o mal. Quando você pratica atividades egoístas, certamente receberá o mesmo em troca. O mundo é um espelho, e você não quer que a sua empresa se torne um local narcisista, não é mesmo?
Quais são as chances de, em um próximo evento, eles se sentarem para discutir a melhor alternativa de resolução para um problema?
Pois é, trabalhar em equipe exige confiança, colaboração e solidariedade. Estar sempre certo não é um objetivo, mas um mal que precisa ser controlado.
Entendeu o lado ruim de estar sempre certo? Então continue aprendendo com a gente com nosso conteúdo: 3 maneiras para criar e cultivar confiança!
É normal que isso aconteça. Se isso ocorre em casa, com pessoas que amamos e compreendemos, imagine no ambiente de trabalho, onde regularmente há pressão e problemas surgem.
Porém, tem quem não pense na resolução do problema, mas sim em provar que está sempre certo. Pense um pouco: vale a pena focar os esforços para encontrar soluções ou perder tempo tentando mostrar de qual lado está a razão?
Esse perfil de empreendedor é mais comum do que se possa imaginar. E até mesmo você pode ser um deles. Se parar para refletir um pouco, é possível que se recorde de algum momento em que você valorizou mais a sua posição do que em ser realmente útil.
Neste artigo, você conhecerá alguns pontos negativos que esse perfil pode trazer para os negócios. Acompanhe o texto a seguir e saiba quais são eles.
Desmotivação da equipe
Os colaboradores da equipe são a principal engrenagem de qualquer organização. A sua posição, independentemente do cargo, tem muita influência sobre as demais pessoas.Mostrar que você está certo (mesmo que, de fato, esteja com a razão), não funcionará como catalisador para a produtividade dos demais membros.
Pelo contrário, a tendência é que eles se sintam desmotivados e reprimidos quando pensarem em novas ideias. E isso representa uma perda de inteligência de mercado, o que pode ser crucial para o sucesso do negócio.
Esforços desperdiçados
Quando se faz parte da máquina a qual chamamos de empresa, temos funções e tarefas bem determinadas.Erros acontecem. Erros ficam para trás. E, em vez de observar pelo lado negativo, tente extrair boas experiências do que aconteceu. O conhecimento empírico certamente é muito valioso para evitar problemas futuros. Ou seja, de um certo ponto de vista, você ganhou algo.
Elaborar uma saída para a situação certamente prevenirá falhas futuras. E, assim, todos os envolvidos podem manter uma rotina mais tranquila e fluida.
Valores corrompidos
A cultura desenvolvida dentro do ambiente corporativo é, certamente, uma dos mais valiosos tesouros de um empreendimento.Quais são os seus? Você se esforça para ajudar os outros? Pratica a empatia, colocando-se no lugar do outro colaborador?
Uma coisa é certa: valores são epidêmicos. Para o bem ou para o mal. Quando você pratica atividades egoístas, certamente receberá o mesmo em troca. O mundo é um espelho, e você não quer que a sua empresa se torne um local narcisista, não é mesmo?
Problemas na comunicação
Pense na seguinte situação: depois de um mal entendimento, dois colaboradores de uma equipe entram em uma discussão. Nenhum dos dois quer admitir um erro e ficam jogando a culpa um no outro.Quais são as chances de, em um próximo evento, eles se sentarem para discutir a melhor alternativa de resolução para um problema?
Pois é, trabalhar em equipe exige confiança, colaboração e solidariedade. Estar sempre certo não é um objetivo, mas um mal que precisa ser controlado.
Entendeu o lado ruim de estar sempre certo? Então continue aprendendo com a gente com nosso conteúdo: 3 maneiras para criar e cultivar confiança!
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