Voce acredita que uma ideia genial dá origem a um negócio de sucesso? Para muitos empreendedores, este é o caminho para a empresa dar certo. Para Newton Campos, professor da Fundação Getulio Vargas e autor do livro The Myth of the Idea, uma ideia genial atrapalha mais do que ajuda. “O problema está no pensamento de que as startups de sucesso só conseguiram dar certo por terem como base ideias incríveis e inovadoras”, diz Campos, durante palestra do Open Innovation Week, nesta quarta-feira (24).
O professor explica que essa lógica mais atrapalha que ajuda, pois faz com que os iniciantes no empreendedorismo dêem passos maiores do que deveriam, sem nem mesmo terem certeza de que suas ideias são realmente boas. "Os empreendedores que começam com produtos simples e fáceis de entregar e de vender têm mais chance de sucesso. Deixem o produto complexo para depois", diz.
Como exemplo, Campos conta o caso de um aluno seu que, em 2012, pediu para marcar uma reunião com ele o quanto antes. "Esse aluno entrou em contato comigo e disse que tinha uma ideia genial. Ele estava muito animado para me contar, mas precisava ser pessoalmente. O encontro tinha que acontecer o mais rápido possível, porque ele já estava pensando em, inclusive, pedir demissão do emprego no começo da semana seguinte", diz.
O professor conta que seu aluno até mesmo pediu para ele assinar um termo de compromisso, para que a ideia não fosse compartilhada com mais ninguém. Acostumado a lidar com alunos animados em excesso, Campos disse que, antes mesmo de seu aluno contar qual era a ideia, queria que ele respondesse a três perguntas.
"Nas minha área, eu vejo ideias de negócios todos os dias. Só nas turmas em que dou aula analiso cerca de 150 ideias por ano. Então eu fiz para ele três perguntas que eu sempre faço que me ajudam a medir o quão boa é uma ideia", diz.
1. Você tem um protótipo funcional?
Mais do que simplesmente ter uma ideia, é preciso que o empreendedor tenha noção sobre como será o processo de produção. Deve-se saber qual será o material necessário, quem são os profissionais que devem ser acionados e o tempo que demora para tudo ficar pronto.
Assim, com um protótipo, o empreendedor consegue ter uma base para saber se sua ideia é funcional. É bastante comum que o projeto sofra alterações durante a execução do protótipo, o que ajuda a refinar a ideia. "Na primeira pergunta, meu aluno respondeu ‘não’. Então restaram apenas 66% de chances de sucesso para ele", relata o professor.
2. Você entende muito desse assunto?
Campos diz que o empreendedor deve saber muito sobre a área em que quer inovar. É preciso conhecer a sazonalidade do mercado, os jargões que as pessoas do ramo usam, além de tudo sobre o produto.
Segundo o professor, para que alguém realmente entenda um mercado ou indústria são necessários até sete anos de envolvimento. "Quando perguntei a meu aluno, ele me respondeu que começou a estudar sobre o mercado da sua ideia há apenas três meses. Então, sobraram 33%", diz.
3. Você conhece alguém que entenda do assunto?
Estar próximo de pessoas que conhecem o mercado da ideia também é essencial para o desenvolvimento de uma startup. Seja um sócio, um consultor ou um funcionário, é preciso que o empreendedor tenha alguém envolvido há anos com o assunto, para ajudar no planejamento e na tomada de decisões.
Campos conta que seu aluno também não tinha alguém próximo ligado ao assunto. Assim, após três negativas, o professor disse ao aluno que sua chance de sucesso com aquela idea era de apenas 1%.
"No fim, meu aluno contou qual era a ideia. Ele pensou em criar um aplicativo em que os usuários poderiam tirar fotos de objetos e coloca-los à venda. Claro, em 2012, isso era uma ideia inovadora, mas ele nunca tinha vendido nada pela internet. Só aí já entravam milhares de pessoas na frente dele. Em uma projeção simples, eu diria que devia ter umas cinco mil equipes no mundo trabalhando com aquilo naquele exato momento. Por quê a dele seria diferente?", diz.
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