A World Vision Angola foi seleccionada, ontem, pelo Mecanismo de Cooperação do Fundo Global, através de um concurso público, para coordenar a formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário de Saúde - ADECOS.
A acção formativa, realizada em parceria com a sociedade civil e o Programa Nacional de Controlo a Malaria do Ministério da Saúde, permite o reforço do sistema de controlo e resposta à malária.
Para realização desta acção de formação, que tem duração de dois anos, foram alocados cerca de oito milhões de dólares.
A formação pode ter um impacto positivo sobre a vida de mais de um milhão de crianças nas províncias de Benguela, Bengo, Cabinda, Huila, Luanda, Lunda Norte, Malanje, Moxico e Uíge.
Uma das principais metas deste projecto é reduzir até sessenta por cento a morbilidade e mortalidade por malária até 2020 em relação à linha de bases de 2014 e a redução acelerada da morbilidade materno-infantil e de crianças com idade inferior a cinco anos.
O director nacional da Saúde Publica, Miguel dos Santos de Oliveira, disse, durante a apresentação do concurso público, que o projecto de formação vem num momento certo e é uma grande contribuição ao país.
Sustentou que o país tem de melhorar os indicadores da malária, tuberculose e VIH-Sida.
A World Vision é uma organização humanitária cristã que, ao abrigo dos acordos assinados com o Governo de Angola em 1988, trabalha na área de assistência humanitária, apoiando as populações no fomento do desenvolvimento económico.
Nenhum comentário:
Write comentários